Pedido da Amazon prejudica interesses de oito países, diz Vanessa Grazziotin
Em pronunciamento nesta quinta-feira (23), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) rechaçou iniciativa da empresa varejista Amazon, que ingressou com pedido em órgão internacional em que requer o uso exclusivo de domínios com o nome "amazon".

A decisão sai em julho, disse Vanessa, para quem “o Icann não pode acatar o interesse de uma empresa privada, passando por cima do interesse de oito países”. Nesta sexta-feira (24), a senadora participará de reunião do Comitê Gestor da Internet no Brasil para debater o assunto.
Na semana passada, o Senado também aprovou requerimento de Vanessa para que o tema seja debatido em audiência pública, em data a ser marcada, com a presença de autoridades da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Itamaraty, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e representante da Icann no Brasil.
Em aparte, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) associou-se ao pronunciamento de Vanessa e disse que "Amazônia" é o segundo nome mais lembrado do mundo, dada a importância da preservação ambiental nos dias atuais e a cobiça internacional pelas riquezas da região.
- Já levaram no passado e depois devolveram a marca ‘açaí’ e ‘cupuaçu’. Agora é o nome da Amazônia – lamentou.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)